
Elas estão nas prateleiras de lojas de departamentos chiques como Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman, em Nova York, e Galleries Lafayette, em Paris. Ocupam espaço em vitrines da badalada Via Spiga, em Milão, dividindo a cena com marcas famosas como Dior e Prada. Adornam pés de socialites, artistas, modelos e até mesmo do Presidente da República. Ao mesmo tempo são vistas em uma marcha do Movimento dos Sem-Terra sobre Brasília, nos pés de milhares de homens, mulheres e crianças
O que começou como um produto popular, que já foi considerado “coisa de pobre” no Brasil, virou produto fashion em menos de quatro décadas.
Bonita e gostosa, a sandália se transformou em um objeto cult.
Campanhas que fizeram história
A qualidade do produto, a estratégia de marketing e a campanha publicitária baseada em depoimentos de gente famosa usando HAVAIANAS, trouxe vida para a tradicional sandália, ainda que ela dispensasse maiores apresentações. Quem primeiro apresentou o produto, por muitos anos, foi o humorista Chico Anysio com o slogan “Não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras”. Na década de 90, ele voltou em um dos anúncios do lançamento das HAVAIANAS TOP proclamando “Isso é amor antigo”. A simbiose entre o produto e o artista foi tão grande que houve tempo em que se acreditava ser ele o dono da empresa. Saiu Chico Anysio e entrou Thereza Collor. “Todo mundo usa Havaianas” era o tema da campanha, que foi ao ar logo depois com o ator Luis Fernando Guimarães. Ele flagrava personalidades como Vera Fisher, Malu Mader, Maurício Mattar e o jogador Bebeto usando as sandálias. Na televisão, a popularidade de Carolina Ferraz caiu ao tirar suas HAVAIANAS. Cristiana Oliveira ia tirando as peças de sua indumentária para descobrir o responsável pelos miligramas a mais que a balança, quebrada, não acusava. Em outro filme uma fã quase descobre Fábio Assunção disfarçado na praia através de suas sandálias. Pouco depois, um garoto beijava as sandálias de Rodrigo Santoro pensando serem de Luana Piovani; outro pedia as HAVAIANAS da Déborah Secco para fazer traves de gol. Marcos Palmeira, Raí, Popó, Luma de Oliveira e Reinaldo Gianechini também apareceram nas telinhas em divertidas situações relacionadas ao produto. Uma coisa é certa: objeto de desejo, as HAVAIANAS têm glamour, personalidade e estilo. Básicas, irresistíveis, imprescindíveis, elas serão eternas enquanto durarem. Suas famosas campanhas publicitárias impressas são cheias de humor,criatividade e auto astral.
Os dados
● Origem: Brasil
● Lançamento: 14 de junho de 1962
● Criador: São Paulo Alpargatas S.A.
● Sede mundial: São Paulo, São Paulo
● Proprietário da marca: São Paulo Alpargatas S.A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marcelo P. Malta de Araújo
● Faturamento: R$ 800 milhões (estimado)
● Produção: 162 milhões/pares
● Presença global: 80 países
● Maiores mercados: Brasil, Estados Unidos, França e Austrália
● Segmento: Calçados
● Principais produtos: Sandálias
● Ícones: As próprias sandálias
● Slogan: As legítimas.
Agora atire a primeira pedra quem não tem uma HAVAIANAS em casa e tem por ela um amor incondicional.....
Lindas,confortavéis,baratas e hoje em dia chiques.
As HAVAIANAS estão ai,imitadas por muitos e adoradas por todos.
Havaianas....Simplesmente é tudo de bom.
Gabriela Cristina.
2 comentários:
Muito legal sua postagem Gabi!
Concordo com você plenamente, duvido que existe alguém na face da terra que nunca se quer colocou o pé em uma havaianas!
Havaianas é totalmente prática!
Hoje em dia a criança ainda nem anda e já ganha um par de havaianas.
Quer coisa mais fofa que um beb6e com havaianas?
Sarah Sader
Parabéns pela postagem Gabi!
Sou super fã das havaianas e mais ainda das suas campanhas publicitárias!Marca consagrada e líder de mercado,legal mesmo falar sobre ela!
Ana Carolina
Postar um comentário