
Existem basicamente dois tipos de pessoas que anunciam na Internet: as que sabem anunciar, e as que não sabem. É bem provável que estas evoluam para o grupo daquelas, contanto que tenham um pingo de duas características muito importantes, imprescindíveis ao sucesso de qualquer empreendedor: bom senso e humildade.
Existem vários erros dos anunciantes, e os três maiores erros dos anunciantes na Internet foram:
O primeiro erro é não saber o que esperar de uma campanha paga na Internet.
Não importa se você está anunciando no AdWords, se está anunciando diretamente em algum blog ou site, o que importa é que é extremamente importante saber o que você pode esperar de resultados, pois se a expectativa não estiver clara, ou estiver baseada em parâmetros irreais, nenhum resultado será satisfatório.
O segundo erro é não escolher adequadamente o meio em que sua campanha será veiculada.
Por “meio” aqui podemos entender tanto a Internet, ou a Web, como um todo, ou os sites específicos onde a publicidade estará sendo veiculada. Se você for anunciar em algum blog, assine o fide dele antes, observe como o autor escreve, com que regularidade, e como os leitores interagem (por meio de comentários). A partir daí infira o perfil do público leitor do blog, e decida se vale a pena anunciar, sem esquecer do que falamos no parágrafo anterior.
O terceiro erro é não ter um produto ou serviço adequado ao gosto do visitante.
Não adianta nada você ter um produto maravilhoso, se ele for caro demais, ou se o público oriundo das suas campanhas não tiver dinheiro para gastar; sites de “warez”, pornografia, pirataria, costumam ter níveis altíssimos de tráfego, logo “bombam” a visitação de qualquer anunciante; porém, a qualidade destas visitas é baixíssima, pois na maior parte das vezes trata-se de gente sem dinheiro nem ao menos para comprar o pente para as palmas.
De fato, o trinômio Preço x Produto x Praça continua tão válido como sempre, independente do fato de estarmos falando da Internet. Seu produto tem de custar o valor justo, e ser adequado ao seu público, caso contrário as chances de sucesso são muito reduzidas.
Erro de bônus: banners feios.
Esse erro é um bônus e não será incluído na sua conta: banners feios, apagadinhos, ilegíveis, que demandem muito raciocínio para identificar o que são, convertem muito mal. Vendas são feitas pegando-se o potencial comprador pelo seu afetivo, logo os banners devem inspirar o desejo de clicar o mais rapidamente possível. Banners apagadinhos, feinhos, são perda de tempo e de dinheiro.
Realmente, muitas vezes os anunciantes não param para pensar, para analisar alguns detalhes que parecem ser bobos, mais que fazem toda a diferença.
Vale muito apena dá uma conferida no seguinte blog:
www.blosque.com
Um blog que fala muito sobre publicidade e propaganda. Bastante interessante.
Izabela Oliveira
3 comentários:
Isso aí Bela!Muito legal o blog que você indicou!
A respeito da propaganda na internet,é certo que é uma tendência no mercado publicitário,mas é mais certo ainda que deve haver todo um planejamento e uma grande cuidado para tomar a decisão mais acertada e obter êxito nas campanhas.
Ana Carolina
11/06/2008
Embora a internet seja um meio de divulgação de grande peso para a propaganda, por outro lado ela tem suas complicações!
Boa parte das propagandas da internet são mau feitas e sem nenhuma estrutura!
Como a Ana disse, como em qualquer outro tipo de propaganda tem que ter todo um planejamento!
Sarah Sader
Acredito que as propagandas na internet não são vistas com bons olhos.Claro que toda regra tem sua exeção, mas na maioria não são exemplo de um bom resultado. Fiquem atentos!
Gabriela Diniz
Postar um comentário