domingo, 22 de junho de 2008

Como fazer marketing viral

Não. Não pense que vou escrever aqui uma receita de bolo necessária para criar uma campanha viral efetiva.
Mas vou mostrar uma coletânea de ideias pescadas e traduzidas de outros autores blogosfera a fora. Pequenos insights que podem ajudam a deflagar uma boa idéia para um bom viral.

De Seth Godin, "O que torna uma idéia viral?"
Ninguém "envia" uma idéia ao menos que:
a. que tenham compreendido-a
b. que tenham vontade de espalhá-la
c. acreditem que espalhar a idéia irá aumentar seu poder (reputação, receita, amizades) ou sua paz de espírito
d. o esforço necessário para enviar a idéia seja menor que os benefícios
Ninguém "pega" uma idéia ao menos que:
a. a primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda
b. já tenham compreendido as idéias fundamentais necessárias para endender a nova idéia
c. o remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário

De Ralph Wilson, "Os seis princípios do marketing viral"
1. Distribui gratuitamente produtos e serviços com algum valor
2. Oferecer um meio sem esforço de envio para outros
3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande
4. Explorar motivações e comportamentos comuns
5. Utiliza redes de comunicação já existentes
6. Tira proveito de recursos de terceiros

De Kevin Nalty, "Os sete pecados capitais da propaganda por vídeo viral"
1. Criar uma vaca preto e branca
2. Fingir que não está fazendo propaganda
3. Gastar uma fortuna na produção
4. Apenas comunicar ao invés de engajar
5. Fazer um concurso de vídeo só porque todos estão fazendo
6. Estabelecer metas irreais de conversão
7. Jogar a toalha e decidir só anunciar usando vídeos virais

Desta última lista, o ítem 4 me fez lembrar a ação de mal gosto da RedBull no metrô de São Paulo*.
Por Fabio Seixas
www.blog.fabioseixas.com.br
*Enquanto bombeiros, policiais militares e funcionários trabalham para encontrar vítimas na cratera do Metrô de São Paulo, promotoras da Red Bull distribuem latas do energético no local do acidente.
Utilizando mochila com formato da lata da bebida, as promotoras conseguiram inclusive ultrapassar o isolamento de segurança.
“Não é promocional, é só para dar uma energia para o pessoal daqui”, disse a promotora Fernanda Souza, 22. Maitê Camargo, 20, disse que a intenção era “dar um gás para a galera que está trabalhando”.
Questionada se era uma ocasião adequada, ela afirmou que “é o momento certo porque eles estão exaustos”. A promotora Fernanda Bruno, 23, disse que “é uma situação delicada, mas a gente quer ajudar”.
O setor de comunicação da Red Bull disse que não fez “divulgação nem promoção do produto” no local do desastre. Segundo a empresa, as funcionárias são orientadas a abordar pessoas “em situação de cansaço físico e mental, como médico em plantão, caminhoneiro e bombeiro”.


www.brainstorm9.com.br

Muito legal as idéias de Seth Godin e as de Kevin Nalty.Em relação à ação do Red Bull,além de ser inconveniente,foi de pouquíssima originalidade,meio tosco até.

Ana Carolina

2 comentários:

Comunicação Nativa disse...

Genial esses toks Ana!
Parabéns pela postagem!
Concordo com tudo que foi citado por Seth Godin, Ralph Wilson e Kevin Nalty.
Os três resumiram tudo para um marketing viral bem sucedido!

Sarah Sader

Comunicação Nativa disse...

Toques bem legais para que se tenha uma campanha de marketing viral bem sucedida.
Agora achei a da red bull bastante incoveniente,não era o momento pra isso.
Mais se o q vale é ser original ,isso eles conseguiram
rs.

Gabriela Cristina.