sexta-feira, 23 de maio de 2008

Propagandas Enganosas

A Publicidade enganosa se caracteriza por conter informações falsas ou induzir o consumidor ao erro. Há também a propaganda enganosa por omissão que igualmente conduz o consumidor ao erro,mais pelo fato de ocultar determinada informação essencial á decisão do consumidor quanto ao produto ou serviço. Por sua vez,a propaganda abusiva é aquela discriminatória, ou que incite á violência, ou ainda que se aproveite da deficiência de julgamento das crianças, idosos, etc.
Na maioria das vezes, o consumidor só descobre que foi enganado depois de adquirir e pagar pelo produto.
A veiculação de propaganda enganosa é um crime, também tem o direito de denunciar o cidadão que, mesmo sem ter sido diretamente lesado, percebe que uma determinada de publicidade não condiz com o que é oferecido pela empresa ou instituição."O Consumidor pode procurar o Procon para exigir o comprimento da oferta,ou por se tratar de um crime previsto no CDC,a Delegacia do Consumidor(Decon) para exigir a suspensão da publicidade para que outros não sejam lesados".
A partir dessas informações que devemos nos tornarmos consumidores mais conscientes de nossos deveres e também direitos.

Gabriela Cristina.

3 comentários:

Comunicação Nativa disse...

É sempre bom alertar aos consumidores e aos públicitários sobre os direitos de cada um.
Já vimos casos de empresas que tiveram que vender o seu produto por R$1.00 por causa de uma propaganda mal elaborada!

Sarah Sader

Comunicação Nativa disse...

Além de lesar o produto e sua empresa o publicitário que a produz uma propaganda enganosa é o que mais tem a perder no mercado. Pois a propaganda passa, o produto é esquecido mas o publicitário é sempre apontado por ato jamais visto com bons olhos por seus clientes de boa fé.

Gabriela Diniz

Comunicação Nativa disse...

É realmente lamentável que ainda existam publicitários que façam uso de informações falsas,ou induzem o consumidor ao erro,através de campanhas que chegam ser até vulgares.Com isso,ainda contribuem para manchar a imagem dos profissionais da área.
É vergonhoso!
Ana Carolina
24/05/2008