
As grandes cervejarias terão mais uma batalha jurídica pela frente. Agora, o Ministério Público Federal de São José dos Campos, interior de São Paulo, distribuiu comunicado à imprensa informando que ajuizou um ação civil pública contra Ambev, Femsa e Schincariol. A ação, proposta na Justiça Federal da cidade do Vale do Paraíba paulista mas que possui validade para todo o País, contém um pedido de indenização pelo "aumento dos danos causados pelo consumo de cerveja e chopp". O valor da indenização chega a R$ 2,75 bilhões.
O responsável pela ação, Fernando Lacerda Dias, procurador da República, afirma que as três empresas "respondem por 90% do mercado cervejeiro nacional e investem maciçamente em publicidade (quase 1 bilhão de reais só em 2007), para aumentar a venda de seus produtos e, conseqüentemente, seus lucros".
A ação é baseada em mais de um ano de apurações realizadas pelo MPF por meio de inquérito civil público, além de pesquisas e textos científicos nacionais e estrangeiros. "A ação vem complementar os esforços do MPF em reduzir/minimizar os efeitos maléficos produzidos pelo consumo de bebidas alcoólicas", disse Dias. "Essas ações agressivas de publicidade refletem diretamente no aumento do consumo de álcool pela sociedade e na precocidade do consumo. Os jovens começam a beber cada vez mais e mais cedo", finaliza o procurador.
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Publicidade_motiva_acao_de_MPF_contra_cervejariasSarah Sader
Nenhum comentário:
Postar um comentário