quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Estudo revela comportamento do consumidor

O desenvolvimento econômico do País nos últimos dez anos não modificou apenas os negócios das empresas e a renda das famílias como também os hábitos e comportamento das pessoas, e não só na hora da compra. Os consumidores passaram a ter novas conquistas e anseios por produtos que antes não imaginavam ter a possibilidade de adquirir, e esse novo cenário obriga o mercado a se adaptar a essa nova realidade, seja com novos produtos ou com uma comunicação diferente. Esse perfil do consumidor brasileiro foi o foco do estudo realizado pela Limo Inc. e apresentado ao mercado através do documentário "Breakonsumers".
"Queríamos realizar um trabalho que mostrasse o próximo passo do consumidor e que fosse além de uma abordagem sobre o desenvolvimento sócio-econômico no Brasil ou que revelasse a nova classe C", afirma Laura Chiavone, diretora-geral da Limo. A pesquisa revelou que a melhora econômica do País nos últimos anos aproximou o comportamento das pessoas que integram as classes A, B e C, e também aumentou o poder de escolha das marcas para 85% das pessoas entrevistadas - seja pelo maior poder aquisitivo ou pelo maior número de opções presentes nas prateleiras.
Através dos resultados obtidos no estudo, a empresa classificou o consumidor brasileiro em três níveis: estáveis, que são os que buscam a manutenção do seu status quo e do seu emprego a qualquer custo e não procuram grandes mudanças de vida; emergentes, são as pessoas insatisfeitas, que estão se beneficiando do atual momento do Brasil para crescerem e que creditam o sucesso a um esforço próprio; e o engajados, que enxergam o momento atual como um fator importante para a transformação pessoal e coletiva, e que possuem mais afinidade com consumo cultural e responsabilidade sócio-ambiental. "As pessoas têm mais consciência do que podem ter acesso, o consumo não é mais novidade para eles", diz Laura.

Desafios para o mercado
O estudo da Limo detectou ainda que o aumento no consumo aliado ao boom de novos produtos colocados no mercado provocou um anseio por parte dos consumidores por mais orientação daqui pra frente. "Com o desenvolvimento econômico houve um crescimento desenfreado em compras, e agora as pessoas querem informações sobre tudo aquilo que ela adquire", afirma a diretora-geral, ao comentar sobre as mudanças na comunicação das empresas nesse novo cenário.
Para realizar o estudo, a empresa realizou uma pesquisa qualitativa que reuniu 30 entrevistas etnográficas e com especialistas na cidade de São Paulo, além de uma pesquisa quantitativa com 2.016 pessoas das classes A, B e C com idades entre 15 e 50 anos de seis grandes capitais do País. O trabalho contou ainda com parceria das empresas Lado B Digital Films, Atakk, Ginga Brasilis, Jump e Livraria Cultura.
Você acha que se tornou uma pessoa mais exigente nos últimos anos? SIM - 80% NÃO - 20%
Comparando hoje com 10 anos atrás, você acha que no mercado existem mais opções de compra? SIM - 85% NÃO - 15%
A que você credita questões como alcoolismo, obesidade e anorexia: Falta de informação - 32% Fraqueza - 27% Falta de uma família ou um lar - 25% Falta da presença de Deus - 25% Mídia e Propaganda - 19% Problemas de cada uma - 19% Desemprego - 15% Falta do que fazer - 12%

Trabalho apresenta Limo ao mercado
E a idéia de mostrar o perfil do consumidor brasileiro através do documentário "Breakonsumers" surgiu como uma forma de apresentar o trabalho da Limo Inc. ao mercado. Com pouco mais de um ano de existência, os diretores aproveitaram o início da atuação para estruturar a companhia e fazer com que agências, anunciantes e veículos de comunicação entendessem a atividade realizada na área de planejamento.
"No começo houve certo receio, pois as agências poderiam achar que estávamos roubando o trabalho deles. Mas em pouco tempo de atuação já somos parceiros de grandes players do mercado", comenta a socióloga e publicitária Laura Chiavone, diretora-geral da Limo, ao citar clientes de peso como as agências F/Nazca, Africa, MPM e Dentsu, além dos anunciantes Claro, Toyota e Kraft Foods.
Especializada em estratégia de comunicação, a Limo visa aproximar a relação entre marca e consumidor com trabalhos pontuados em resultados utilizando técnicas de planejamento, pesquisa e tendências. "É uma atividade que tem crescido muito em outros países mas aqui no Brasil ainda é muito nova", diz a diretora-geral, que traz na bagagem vários anos de atuação na área de planejamento de agências como FischerAmerica, AlmapBBDO e Y&R.
Por enquanto, a Limo é formada por apenas cinco pessoas, sendo cada uma delas responsável por uma área dentro da empresa. Com a apresentação de "Breakonsumers" ao mercado, a companhia começa a procurar novos integrantes para a equipe - ou novos "limos", como são chamados os profissionais da empresa. Apesar da recente atuação no mercado, a empresa já faz projetos ousados para os próximos anos. "Queremos fazer esse mesmo estudo em outros países emergentes, como China, Índia e China", diz Laura.
http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Estudo_revela_comportamento_do_consumidor

Sarah Sader

Nenhum comentário: