sábado, 31 de maio de 2008

Olha a vivo


Coma entrada em Minas, operadora consolida liderança e se posiciona entre as 15 maiores do mundo.

“Tô chegando”. A operadora Vivo anunciou o inicio de suas operações em Minas Gerais no embalo da musica de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós, sucesso na voz de Chico Buarque nos anos 70 e 80. Maior operadora de telecomunicações moveis do Brasil, a empresa consolidou a liderança nacional ao incorporar os quatro milhões de clientes Telemig Celular e se posicionou entre as 15 maiores do mundo com 38 milhões de clientes.

O processo de aquisição foi concluído em 13 de abril, data em que a Vivo comemorou, também, cinco anos de atuação no mercado brasileiro. Nesses trinta e poucos dias, a empresa mobiliza, inclusive, a adesão de novos usuários, afirma o diretor regional de Minas Gerais, André Caio, e uma reação positiva dos clientes do estado. A operadora já garante a cobertura a 600 municípios dos 853 de Minas, mais 200 cidades à frente do concorrente mais próximo.

Para conquistar esse espaço, a operadora optou por ação sutil de marketing, e uma campanha didática para mostrar ao cliente que não haveria prejuízos, ao contrario. Estrategia reforçada e sustentada na possibilidade de oferecer ao consumidor condições privilegiadas em diversos aspectos, justamente por já possuir grande número de clientes. “Associar-se a uma comunidade de 38 milhões de clientes traz beneficios que os usuários não teriam com uma carteira menor”, diz Caio.

Foi um grande avanço a Vivo chegar em Minas, já que a operadora também agrega o foco na excelência dos serviços prestados, com melhor qualidade de ligação do país, de acordo com indicadores da Agencia Nacional de Telecomunicações(Anatel).

Informações retiradas da Revista Encontro.


Izabela Oliveira

Marketing para o Brasil


Uma pesquisa realizada com 1.015 norte-americanos entre Outubro do ano passado a Abril desse ano mostrou que 20% do publico em geral não tem qualquer tipo de conhecimento sobre o Brasil,39% dos entrevistados responderam que a língua oficial do nosso pais e o Espanhol,23% disseram que a capital brasileira é Buenos Aires.
Alem daquela imagem tradicional:terra do samba,Carnaval,futebol,corrupção,violência e pobreza.
Está incorreta essa imagem?
Não.
Mas será que é só isso?
Quer dizer,será que a imagem que a maioria dos países tem do Brasil condiz com a realidade vista por todos os ângulos?

O Brasil é a nona economia mundial,principal mercado financeiro da América Latina,segundo mercado de celulares no mundo,e a sua produção automobilística é a quinta maior do mundo com exportações para mais de 30 países.Mas infelizmente poucos de nós temos conhecimento sobre esses dados.

O Brasil deixa muito a desejar na promoção do pais lá fora,falta uma politica de comunicação para situar melhor o pais no cenário mundial e promover seus produtos e suas vantagens,faltam criatividade de recursos e uma campanha de MARKETING.


Gabriela Cristina

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Coca Cola - Eurocopa 2008

A Agência Santo mostra a nova série de propagandas da Coca - cola. A campanha como marca registrada da agência, segue a linha do bom humor.
Um dos objetivos da campanha é para mostrar a marca como patrocinadora da Eurocopa 2008. Ela foi veiculada em pacotes de 3 comerciais por cada intervalo. Prova que a paixão pelo futebol supera tudo. Ótima para os brasileiros apaixonados por futebol e Coca - Cola. Combinação perfeita!
Segundo o blog Brainstorm9, a agência Santo foi anunciada como a agência responsável pela campanha global da Coca-Cola para a Copa do Mundo 2010. A criação ficará a cargo da unidade em Londres da hotshop argentina, inaugurada no mês passado. A comunicação da Coca na Copa 2006 foi criada pela Wieden & Kennedy.
http://www.brainstorm9.com.br/

Confiram um pouco dessa campanha hilária da Coca Cola no vídeo abaixo:


Sarah Sader

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O bolo online publicitário brasileiro atingirá os 10% em sete anos?

Para esquentar a discussão, vamos apresentar alguns números da participação da internet no mercado publicitário no Brasil e no mundo. Segundo dados do projeto Inter-Meios, do jornal Meio & Mensagem, a participação da web no bolo publicitário brasileiro atingiu 2,8%, ou, em números absolutos, 507 milhões de reais, em 2007.
Apesar de ainda pequeno, esse número revela que o ritmo de crescimento do país é superior ao mundial. Um aumento de 45,7%, em relação a 2006. A previsão para este ano é que chegue a 3,5% dos investimentos totais do mercado publicitário, ou seja 712milhões de reais.
No resto do mundo, não é diferente. A receita da publicidade online no mundo, em 2007, atingiu 21 bilhões de dólares, um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Isso mostra que a internet foi a mídia que mais cresceu, superando a televisão por assinatura (20,6%), os jornais impressos (15,2%) e a TV aberta (8,7%). Apesar desse cenário otimista, você acredita que o bolo online publicitário brasileiro atingirá os 10% em sete anos? Ou considera que os percentuais ainda são tímidos e não chegaremos lá?
www.meiomensagem.com.br/revista_meio_digital_v5/

Acredito que o bolo online publicitário brasileiro, tem tudo para atingir os 10% em até menos de sete anos. De acordo com os dados estatísticos, por sinal bastante otimistas, a tendência da publicidade online é só crescer. A internet é uma mídia que está ocupando um espaço cada vez mais importante no mercado.
Participem da nossa enquente!

Ana Carolina

Publicitário

Pessoal achei isso em uma comunidade do orkut, achei bem interessante e resolvi colocar!

Publicitário não come, degusta o produto.
Publicitário não cheira, sente a fragrância.
Publicitário não toca, examina o design.
Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta.
Publicitário não conquista, persuade.
Publicitário não tem destino, tem target.
Publicitário não ouve barulho, ouve ruído.
Publicitário não fala, envia mensagem verbal.
Publicitário não procura endereço, procura praça.
Publicitário não escuta, decodifica a mensagem.
Publicitário não tem idéia, tem brain storm.
Publicitário não recebe resposta, recebe feedback.
Publicitário não tem memória, tem repertório.
Publicitário não lê, decifra o código textual.
Publicitário não pergunta, faz pesquisa.
Publicitário não ouve música, ouve trilha sonora.
Publicitário não tem lista, tem mailing.
Publicitário não copia, se inspira.
Publicitário não vê outdoor, vê mídia exterior.
Publicitário não dirige, faz test-drive.
Publicitário não falece, é seu ciclo de vida que chega ao fim.

Sarah Sader

domingo, 25 de maio de 2008

Novas tendências publicitárias abre evento de comunicação

No dia 22 de outubro iniciaram-se a série de palestras da VIII Semana de Comunicação do Centro UNISAL,no campus Dom Bosco,com a palestra leve e divertida de Jorge Tadeu Brettas,que abordou as novas tendências do mercado publicitário.
Brettas,que é atualmente presidente da APP (Associação de Profissionais de Propaganda),atua há mais de 15 anos no mercado publicitário de Campinas, é professor universitário,entre outras atividades.
Durante a palestra,traçou a diferença entre o mercado que existe no interior e na cidade de São Paulo,como por exemplo,na capital concentra-se 90% do mercado de publicidade e propaganda do Estado e por isso quando contrata-se uma agência para fazer uma campanha,não é preciso convencer ninguém que a publicidade é necessária.“E por incrível que pareça, no interior, por causa do mercado varejista e menos competitivo,o publicitário muitas vezes tem que se deparar com esse tipo de obstáculo.Grande parte das indústrias do interior não possuem assessoria de comunicação e não têm noção de como isso pode beneficiar as vendas”,comparou.
O publicitário também falou das novas tendências de mercado como o novo sistema de comunicação integrada – quando a agência dá suporte de planejamento nos diversos campos da comunicação passando pelo comercial de TV até um cartão de visitas, “a comunicação integrada já é uma realidade”.
Para finalizar a palestra de uma forma muito bem humorada e dinâmica,Brettas fez um teste que define o perfil do publicitário,e também brincou com os alunos de Jornalismo,“se encarregassem um publicitário para cobrir um acidente de carro, por exemplo,ele não iria noticiar simplesmente,ele iria vendê-lo...”
Despediu-se com uma calorosa salva de palmas e a aceitação unânime do público do anfiteatro.
Em uma breve entrevista nos bastidores do anfiteatro,que Jorge Tadeu Brettas gentilmente concedeu à reportagem do Curso de Jornalismo,também respondeu a algumas outras questões:

J.U: Qual conselho você daria para o aluno do Curso de Publicidade e Propaganda que gostaria de ir à São Paulo para tentar uma carreira?
Brettas: Que vá o mais rápido possível.A publicidade é um mercado composto por pessoas jovens. E que vá com muita vontade de trabalhar, paixão pelo que faz,entusiasmo, brilho nos olhos e a cabeça aberta para novas tendências.

J.U:E para quem fica, qual o conselho?
Brettas: Quase o mesmo para quem quer ir pra capital. Mas quem fica tem que ter tudo o que eu falei mais muita vontade de ‘lutar’ por um trabalho legal, pois o mercado é um pouco escasso, e também paciência, afinal o mercado está mudando por aqui, mas o processo é lento.

J.U: O Globes Awards, a premiação do marketing promocional, está em exposição aqui no centro UNISAL. Qual o papel do marketing promocional hoje?
Brettas: Esse tipo de marketing vem ganhando força hoje no Brasil, nos Estados Unidos, essa forma de publicidade é muito mais difundida e aqui vai crescer muito mais.Para os estudantes de PP que forem ver a exposição, eu recomendo que não vejam apenas como espectadores, mas que tentem absorver as idéias como mais uma possibilidade de atuação no mercado.

J.U.:Apesar de ser um assunto que já foi muito discutido, qual a sua posição em relação à proibição da veiculação de mídia externa (outdoors, busdoors, etc) na cidade de São Paulo?
Brettas: Acho bom, limpou a cidade. É uma iniciativa que também está sendo tomada por outras cidades. Na minha opinião as pessoas têm que ter o direito à não-publicidade.
www.am.unisal.br

Uma ótima oportunidade para os alunos terem uma noção do mercado publicitário,e ficarem informados sobre as novas tendências.Foi o que faltou na Semana de comunicação do Promove,o Publimix.Os alunos têm uma preocupação muito grande com a dificuldade de inserção no mercado de trabalho.Por isso,palestras como essa,auxiliam bastante na orientação do universitário.

Ana Carolina

sábado, 24 de maio de 2008

Sonda da Nasa vai pousar amanhã em Marte


Depois de dez meses de viagem, a sonda Fênix, da agência espacial americana, vai pousar amanhã na superfície de Marte.
Lançada em agosto do ano passado, a Fênix vai explorar o planeta vermelho em busca de sinais de vida. A Nasa tem outras duas sondas-robôs em Marte, mas Fênix é a primeira enviada para examinar a água congelada no pólo norte.
"A Fênix foi projetada para investigar a história do gelo por meio da análise de como a água modificou a química e a mineralogia do solo", disse Peter Smith, da Universidade do Arizona, pesquisador principal da missão. "Os instrumentos poderão verificar se o ambiente polar é uma zona habitável para micróbios primitivos. Para completar, a Fênix também monitorará o clima polar e a interação entre a atmosfera e a superfície."
À frente do procedimento de aterrissagem, considerada de alto risco, estará o engenheiro brasileiro Ramon de Paula.
Muito bacana saber que um brasileiro estará à frente de uma experiência tão interessante e importante para todo o mundo. Essa exploração também mostra como as coisas evoluem em um tempo tão rápido. Como as coisas são, não é mesmo,rs!
Fonte: Jornal Nacional

Izabela Oliveira

Senado libera a venda de bebidas alcoólicas em rodovias brasileiras

Nesta última quarta-feira o senado liberou a venda de bebidas alcoólicas nas rodóvias. Entende-se que a proibição punia os infratores, mas afetava os comerciantes.A idéia é manter os empregos no comércio sem deixar de punir os motoristas infratores. Será considerado crime conduzir veículos com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.Será intensificada a divulgação da norma. Ficando a fiscalização e a execução das novas regras por conta da Polícia Rodoviária Federal. Motoristas fiquem atentos as novas regras e não abusem da sorte que pode lhe custar a vida.
www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u394934.shtml

Gabriela Diniz

Oportunidades imperdíveis, escolhas complicadas!

No último dia 12 de Maio tivemos ínicio as atividades do Publimix na Faculdade Promove de Sete Lagoas. Um evento que reuniu grandes profissionais da área de comunicação. Com o objetivo de trazer para os estudantes deste curso tudo o que se passa nos bastidores do mercado publicitário.
Nesta mesma data, fui procurada de pela empresa com a qual eu havia feito uma entrevista de emprego, que solicitou meu comparecimento em Montes Claros no dia seguinte, para dar ínicio a um treinamento com duração de uma semana. Assim como o Publimix esta oportunidade de emprego era de suma importância para minha carreira, e como ainda era o primeiro dos eventos que viram no decorrer do meu curso, optei em ir ao teinamento. Sendo assim entrei em contato com responsáveis pelo Publimix, para justificar minha ausência e já que eu não poderia estar presente outra pessoa poderia ocupar minha vaga nos cursos em que havia me inscrito.
Gostaria de parabénizar e agradecer a coordenação do curso de Comunicação Social pela oportunidade e dizer que aguardo anciosamente pelo próximo evento.

Gabriela Diniz

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Restrição das propagandas de cerveja

Desceu quadrado
artigo - Roberto Pompeu de Toledo
Veja num. 2060

A decisão do Congresso de protelar a restrição aos anúncios de cerveja na TV é uma vitória do atraso
No projeto do governo que pretende restringir a publicidade de cerveja na televisão embutia-se um confronto entre o progresso e o atraso, a civilização e a barbárie, o interesse público e os interesses privados. Encaminhado ao Congresso em regime de urgência, estava na semana passada na iminência de ser posto em votação quando um acordo entre as lideranças partidárias, ao retirar-lhe a urgência, remeteu-o para as calendas gregas. Venceram o atraso, a barbárie e os interesses privados. Nos vídeos brasileiros a cerveja continuará jorrando, generosa e farta, em mensagens que identificam seu consumo à alegria, à jovialidade, ao sucesso, à beleza e às mulheres de biquíni.
O projeto visava a corrigir uma anomalia criada pela lei de 1996 que proibiu o anúncio de bebidas alcoólicas antes das 21 horas. A cerveja ficara de fora sob a justificativa de ter teor alcoólico menor. Não é preciso ser um profissional da saúde para concluir que o que importa não é o teor alcoólico, mas a quantidade de bebida ingerida. Falou mais forte, no entanto, o lobby da cerveja, representado pela coligação que reúne fabricantes, agências de publicidade e emissoras de televisão. Essa mesma coligação venceu outra vez na semana passada. Num Congresso coalhado de proprietários de emissoras de TV (eta, Brasil!), encontrou amparo amigo em deputados como o líder do PMDB, Henrique Alves (de uma família dona de concessões no Rio Grande do Norte), e Antonio Carlos Magalhães Neto (idem na Bahia)...


Realmente o argumento utilizado para que não fosse proibido as propagandas de cerveja é equivocado, não vai ser pelo teor alcoolico da bebida que irá provocar mais acidentes, mas sim a imprudênica de quem não sabe beber.
Os brasileiros tem uma visão estrapolada sobre cerveja, não tem nem um pingo de prudência para beber, isso é uma questão de cultura!
Óbvio que certas "propagandas" nada criativas, onde aparecem um homem rodeado de um monte de mulher de bíquini incentivam eles a beberem todas, achando que vão conseguir alguma um monte de mulher em volta!
Eu digo sim a propaganda de cerveja criativa, frizando sempre a prudência ao beber!


Sarah Sader

Propagandas Enganosas

A Publicidade enganosa se caracteriza por conter informações falsas ou induzir o consumidor ao erro. Há também a propaganda enganosa por omissão que igualmente conduz o consumidor ao erro,mais pelo fato de ocultar determinada informação essencial á decisão do consumidor quanto ao produto ou serviço. Por sua vez,a propaganda abusiva é aquela discriminatória, ou que incite á violência, ou ainda que se aproveite da deficiência de julgamento das crianças, idosos, etc.
Na maioria das vezes, o consumidor só descobre que foi enganado depois de adquirir e pagar pelo produto.
A veiculação de propaganda enganosa é um crime, também tem o direito de denunciar o cidadão que, mesmo sem ter sido diretamente lesado, percebe que uma determinada de publicidade não condiz com o que é oferecido pela empresa ou instituição."O Consumidor pode procurar o Procon para exigir o comprimento da oferta,ou por se tratar de um crime previsto no CDC,a Delegacia do Consumidor(Decon) para exigir a suspensão da publicidade para que outros não sejam lesados".
A partir dessas informações que devemos nos tornarmos consumidores mais conscientes de nossos deveres e também direitos.

Gabriela Cristina.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Doses de criatividade

Imagens de campanhas publicitárias com altas doses de criatividade
A primeira foto é de uma peça bem humorada feita no Equador,pela agência Koenig & Partners para a Humana Visión,uma clínica cirúrgica para olhos. Nela,vemos um Super homem que não olha por onde voa, e por isso, precisa dos cuidados da tal empresa.


A segunda imagem é de um anúncio criado pela JWT da India, para uma empresa de camisetas.
A principal característica do produto é ser em tamanho reduzido.Para mostrar isso, os criativos indianos colocaram um bonzai, uma mini árvore tradicional por lá, como uma espécie de varal para estas camisetas.
As últimas imagens são de campanhas criadas para a marca de balas Smint na Europa. O slogan é "Speak Closer"(Fale mais perto).
http://www.estadao.com.br/
http://www.blogcitario.weblogger.terra.com.br/
Campanhas publicitárias, se não forem criativas não causam impacto,não marcam.
É necessário uma mínima dose de criatividade.Uma dica de site com campanhas altamente criativas: Ads of the world.


Ana Carolina

domingo, 18 de maio de 2008

Publimix 2008 - Resumão.

Bom!! Chegou ao fim mais um Publimix, encontro de Comunicação da Faculdade Promove de Sete Lagoas.
Para alguns um evento brilhante, para outros nem tanto.
O Publimix contou com palestras de profissionais da mais alta qualidade durante todos os dias em que foi realizado, abordando temas interessantes e de muita importância para os estudantes da aréa que prestigiaram com entusiasmo todas as palestras do evento.
Profissionais como: Júlio Pinto, Míriam Barreto, Alex Manduca, Kaori Tamekune, Wagner Gomes , entre outros profissionais de gabarito abrilhantaram o Publimix com talento e experiência no assunto.
Mais o evento também contou com algumas falhas, como atrasos, palestras adiadas e falta de espaço para todos.
Mais que não tiraram o brilho do evento e o deixou marcado para todos que puderam assistir e aprender um pouco mais durante os cinco dias do Publimix.
E espero que esse seja apenas um de muitos eventos que a Faculdade Promove venha a realizar durante todo o ano.

Gabriela Cristina

sábado, 17 de maio de 2008

Publimix, ação e diversão

A semana do Publimix foi muito interessante, divertida e cheia de conhecimentos. As palestras, as oficinas, cada uma melhor que a outra.

Poderia acontecer mais vezes durante o ano, pois é uma semana que agente tem a oportunidade de conhecer mais pessoas, de ouvir mais profissionais da área e com eles obter mais conhecimentos o que faz dispertar mais ainda o nosso interesse.

Só uma observação. Muitos reclamarão dos atrasos das palestras, de algumas palestras que foram adiadas, da falta de interesse de alguns alunos dos outros períodos.

Mais mesmo assim faculdade e todos os envolvidos nesse evento estão de parabéns.


Izabela Oliveira

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Publimix - Temporalidade e poéticas digitais e O case de reformulação do guaraná Kuat

O publimix ontem, como em todos os outros dias esteve recheado de grandes apresentações, a começar pela excelente palestra do professor Júlio Pinto sobre "Temporalidade e poéticas digitais", um bate papo muito divertido e descontraído com um tema bem diferente. Nessa palestra o professor falou muito da diferença entre Vivenciar e de se ter uma Experiência!
Logo depois tivemos um teatro de dois alunos da faculdade!
Em seguida teriamos duas palestras para podermos escolher, mas infelizmente a palestra do Carlos De Luccia "O que muda com TV Digital" foi cancelada, sendo assim assistimos a palestra do professor Alex Manduca "O case de reformulação da marca do guaraná Kuat e as novas estratégias de comunicação", muito interessante.


Agora estamos aguardando anciosamente a festa de encerramento hoje e a visita a fábrica da Coca - Cola!
Sarah Sader

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Publimix - Estratégia e planejamento de projetos de marketing eletrônico

Ontem assisti no Publimix a uma palestra do professor Wagner Gomes sobre "Estratégia e planejamento de projetos de marketing eletrônico".
Fiquei impressionada com tudo o que existi atrás da programção de um site, e mais além até como são vendidos os espaços da internet.
Achei um tema muito interessante, pois um bom publicitário tem que estar sempre de olhos nos acessos de seu site, para que o mesmo possa aperfeiçoa-lo cada vez mais!
Para quem tiver um pouquinho de curiosidade, confira nesse site abaixo mais sobre marketing eletrônico
http://www.w3c.com.br/

Sarah Sader

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Publimix - Como se manter competitivo no mercado

Palestra dada pelo professor Marcos Silva "Como se manter competitivo, antes e depois de formado" abordando a competitividade.
Uma boa qualificação, muito estudo e pesquisa, maior aperfeiçoamento na área, e ter um diferencial, são quisitos importantes para ser competitivo, e se sobressair no mercado de trabalho. O professor deu exemplos de intercâmbios, com dicas de sites que informam sobre bolsas para estudar fora, como o
http://www.universia.com.br/
Vale a pena conferir!
Muito interessante!

Ana Carolina

Publimix - Primeiro dia

Bom! O Publimix já está no seu terceiro dia de apresentaçoes e possibilitando a todos os estudantes de Comunicação da faculdade Promove conhecermos mais o trabalho de profissionais de renome e conceituados na aréa.
Apresentaçoes artisticas, fotos e palestras vem abrilhantando o evento a cada dia.
E uma das grandes palestras foi a do Desing Digital Conrado Almada um dos mais conceituados de sua geração, premiado pelos seus excelentes trabalhos no cinema,ilustraçoes e video- clipes de famosas bandas mineiras.
Conrado contou um pouco de como começou a desenvolver seus trabalhos,tirou duvidas de alguns alunos e exibiu video-clipes que ele proprio produziu, que alias fantasticos e de muito bom gosto e super bem produzidos.
Enfim um dia de puro talento,competencia e versatilidade que marcaram o começo do Publimix 2008.

Gabriela Cristina.



terça-feira, 13 de maio de 2008

Publimix - Viver de publicidade

Hoje assisti a uma excelente palestra que foi dada pela Míriam Barreto. Nela foi abordada o seguinte tema Viver de publicidade: a atuação do publicitário como freelancer junto a agências e clientes diretos.
O que me chamou muito a atenção foi o coworking, que nada mais é do que "o ato de trabalhar junto", de compartilhar recursos, ferramentas, normas, diretrizes, de formas diversas. Isso pode se dar em espaços comuns ou não, virtuais ou offline. Uma ótima forma de trabalhar reduzindo muito os custos!

"Nas entrelinhas, o jornal de Nova York revela o motivo do coworking crescer tanto no mundo - as pessoas gostam de trabalhar de forma independente, mas não isoladas em casa.
Acho que existem outras razões maiores - trabalhar como freelancer é cada vez mais comum e a internet [banda larga] abriu possibilidades para as pessoas poderem trabalhar de forma remota e colaborativa. Ou seja, hoje faz sentido falar de
coworking." Tiago Dória

Sarah Sader

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Publimix - Palestra Imagens em Movimento

Apresentações de grupos de dança e uma palestra com Conrado Almada, foram as atrações do primeiro dia do Publimix na faculdade Promove. Que por sinal, foi brilhante!

O Conrado é um profissional de audiovisual, que nos trouxe um pouco de sua experiência de onze anos na área.

Aliás, podemos perceber um pouco do seu grande talento, através de alguns vídeos produzidos por ele, exibidos na palestra. As apresentações de dança também foram fantásticas, deixando todo mundo de boca aberta com todo o talento e versatilidade dos dançarinos!

Ana Carolina

sábado, 10 de maio de 2008

Cinema Digital

De repente, duas palavras que até então você nunca imaginou ver juntas, aparecem formando um par intrigante que pede explicações.Entende-se por cinematografia digital a captação de imagens em movimento em suporte digital, e por cinema digital a exibição destas imagens.Um sinal elétrico que apresenta uma variação contínua de voltagem é um sinal analógico.O processo de transformar um sinal analógico num digital se chama digitalização. A grande vantagem do sinal digital sobre o analógico é que ele não está sujeito a distorções.

A indústria de cinema no Brasil passa por um momento de transição, a troca do projetor em película 35 mm para a exibição digital é considerada pelos profissionais do setor algo tão importante quanto a inserção do som e da cor nos filmes no início do século XX.

Com o vinda da televisão digital e da melhor qualidade proporcionada pelos aparelhos de alta definição, a indústria precisará inovar para tirar o consumidor de casa. A projeção digital que permite efeitos especiais como a imagem tridimensional, ou 3D, uma tecnologia muito cara se for feita em película é uma ferramenta importante. No Brasil, essa novidade pode aumentar as vendas nas bilheterias e impulsionar o setor, que passa por um momento de baixo crescimento.

O processo de mudança nos Estados Unidos está avançado, grandes estúdios uniram-se para criar um padrão de equipamentos e um formato para financiar essa troca. No Brasil, a indústria tenta montar, ainda este ano, uma comissão para discutir essa transição. Agora é só aguardar por mais está evolução tecnológica.
http://cinemadigital.wordpress.com/category/cominicacao/page/2/

Gabriela Diniz

Mídia Social, Mentiras e Publicidade

Um filme que demonstra muito a Mídia Social a Mentira e a Publicidade é o filme Crazy People, passado pela Marcela na aula de Ética e Responsabilidade. Onde um cara é visto pelos amigos de trabalho como um louco, por começar a fazer e produzir anúncios que fala o do realmente se trata o produto. E que não oculta suas funções.

Esconder coisas é perigoso, principalmente se for para mentir. Os que mentem demonstram sinal de incompetência. É fácil, se o produto é bacana, se tem um serviço bom, não precisa de mentira. Basta ter uma boa estratégia de marketing, que seje interessante, que chame a atenção. E para isso não há necessidade de mentir. É muito mais fácil conquistar o cliente com uma "estratégia" do que com uma mentira.

É algo tão simples, é fazer um produto bacana e mostrar, se realmente for bacana haverá um interesse natural dos consumidores, sem precisar ocultar nada.

As empresas de publicidade (e os blogueiros) que perceberem isso e se adaptarem, adotando novas e honestas estratégias, sairão na frente. Quem continuar mentindo e enganando, será chamado na responsabilidade, verá a vergonha de suas ações ser jogada na sua cara. Fracassará, mais dia, menos dia.

Izabela Gonçalves

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Projeto "Em Pauta"

Depois das escolas de comunicação em BH, profissionais da redação do jornal Estado de Minas começam a trocar experiências com formadores de opinião e futuros profissionais de comunicação do interior de Minas, através do projeto Em pauta(mobilização de editores e repórteres para debater com a comunidade acadêmica a linha editorial do jornal, os desafios da profissão, imprensa e convergência de mídias)

A Unileste, em Coronel Fabriciano, abriu espaço para um bate-papo com o editor do caderno Gerais e repórteres especiais do Estado de Minas para refletir sobre as grandes coberturas da mídia e as perspectivas do mercado de trabalho. Os estudantes do curso de Comunicação Social(publicidade e propaganda/jornalismo), debateram o projeto Em Pauta durante o segundo Circuito de Comunicação.

O encontro se transformou num grande bate-papo entre jornalistas, alunos e professores. Os futuros profissionais tiraram dúvidas sobre publicação de matérias, oportunidades do mercado de trabalho e ética na profissão. Nem mesmo a cobertura da mídia em acontecimentos como o assassinato da menina Isabella Nardoni, passou em branco.

-Artigo do jornal Estado de Minas 06/05/08

O projeto contribui para a formação profissional dos alunos e traz o mercado para mais próximo deles. Algo que até então só teriam quando deixassem a universidade. É com certeza, uma ótima oportunidade de aprendizado.

Ana Carolina

Cobertura dada pela mídia no caso do assassinato da menina Isabella

Desde o dia do crime, as principais emissoras do país, notadamente a Globo e a Record passaram a viver uma guerra por audiência que atropelou políticas editoriais e códigos de conduta de seus profissionais, sem falar nas consequências financeiras.

Um crime cuja abordagem deixou de ser jornalística para transformar-se num reality show, movido pelo voyeurismo e pelo sensacionalismo.

A Rede Record, desde o primeiro momento, resolveu apostar todas as suas fichas no acompanhamento do caso, alterando a grade da programação para privilegiar entradas ao vivo.

A aposta rendeu preciosos pontos na audiência medida no Ibope e colocou um dilema para a Globo: fazer uma cobertura discreta para não comprometer as normas jornalísticas internas que rejeitam o sensacionalismo, ou ceder ao departamento comercial preocupado com uma eventual fuga de anunciantes para a concorrente.

A controvérsia interna chegou a ser testada na prática na manhã seguinte à da entrevista ao Fantástico do casal Nardoni.A programação matinal da Globo foi alterada para abrir espaços para a entrevista com a derrubada de comerciais. O resultado foi um pulo na audiência, que bateu a da Record, cujos índices vinham superando os da concorrente nos dias anteriores.Os departamentos comerciais exultam quando as audiências crescem, não importa como. Já o jornalismo sofre porque as pressões sobre os códigos de ética e de conduta tornam-se irresistíveis, e os profissionais sabem que o procedimento de ceder diante do sensacionalismo pode criar precedentes perigosos.

O caso Isabella surgiu no momento em que os espectadores se mostravam cada vez mais enfastiados com os escândalos de corrupção e as querelas entre governo e oposição, em Brasília. Era o prato ideal para sacudir a audiência, como acabou acontecendo. Agora, sempre que alguma concorrente da Globo sentir necessidade de dar uma mordida no Ibope da líder de audiência, é só explorar um caso escabroso para que a emissora do Jardim Botânico seja obrigada a sair correndo atrás do prejuízo, mesmo a contragosto.

Observatório da imprensa 25/04/2008 http://www.observatorio.ig.com.br/ . É realmente uma vergonha que as emissoras abusem do sensacionalismo para atrair audiência,fazendo casos tão críticos como esse se transformarem simplesmente em reality shows.Pior ainda,é enfatizar no caso apenas em busca de audiência,deixando de lado as notícias da política nacional como já é de costume das emissoras,lamentavelmente.

Ana Carolina

terça-feira, 6 de maio de 2008

Nova Campanha da Chevrolet - Vectra Elite com Pierce Brosnan

Em meados de Agosto de 2007 a Citroën lançou a campanha do C4 Pallas "Com ele tudo fica diferente", com o autor hollywoodiano Kiefer Shuterland o Jack Bauer da série "24 horas", a campanha foi gravada no centro de São Paulo no começo de julho de 2007.
Agora a Chevrolet foi quem investiu pesado em sua nova campanha!
Trouxe nada menos que Pierce Brosnan o eterno 007, para protagonizar a nova campanha para o Vectra Elite "Para quem quer tudo, um carro único" .
Segundo informa a CCSP (Clube de Criação de São Paulo) a produção do filme contou com equipe de aproximadamente 200 pessoas, entre técnicos e elenco. Antes de o ator chegar ao set de filmagem, o comercial já havia sido ensaiado com câmeras robotizadas.
Ao término das filmagens, cujas locações foram a Oca e o Memorial da América Latina, Brosnan gravou um depoimento para o making of : “Olá Brasil. Tive uma maravilhosa temporada na companhia de vocês, experimentando sua comida e observando suas lindas mulheres”.

Confiram a campanha abaixo



Sarah Sader