No dia 22 de outubro iniciaram-se a série de palestras da VIII Semana de Comunicação do Centro UNISAL,no campus Dom Bosco,com a palestra leve e divertida de Jorge Tadeu Brettas,que abordou as novas tendências do mercado publicitário.
Brettas,que é atualmente presidente da APP (Associação de Profissionais de Propaganda),atua há mais de 15 anos no mercado publicitário de Campinas, é professor universitário,entre outras atividades.
Durante a palestra,traçou a diferença entre o mercado que existe no interior e na cidade de São Paulo,como por exemplo,na capital concentra-se 90% do mercado de publicidade e propaganda do Estado e por isso quando contrata-se uma agência para fazer uma campanha,não é preciso convencer ninguém que a publicidade é necessária.“E por incrível que pareça, no interior, por causa do mercado varejista e menos competitivo,o publicitário muitas vezes tem que se deparar com esse tipo de obstáculo.Grande parte das indústrias do interior não possuem assessoria de comunicação e não têm noção de como isso pode beneficiar as vendas”,comparou.
O publicitário também falou das novas tendências de mercado como o novo sistema de comunicação integrada – quando a agência dá suporte de planejamento nos diversos campos da comunicação passando pelo comercial de TV até um cartão de visitas, “a comunicação integrada já é uma realidade”.
Para finalizar a palestra de uma forma muito bem humorada e dinâmica,Brettas fez um teste que define o perfil do publicitário,e também brincou com os alunos de Jornalismo,“se encarregassem um publicitário para cobrir um acidente de carro, por exemplo,ele não iria noticiar simplesmente,ele iria vendê-lo...”
Despediu-se com uma calorosa salva de palmas e a aceitação unânime do público do anfiteatro.
Em uma breve entrevista nos bastidores do anfiteatro,que Jorge Tadeu Brettas gentilmente concedeu à reportagem do Curso de Jornalismo,também respondeu a algumas outras questões:
J.U: Qual conselho você daria para o aluno do Curso de Publicidade e Propaganda que gostaria de ir à São Paulo para tentar uma carreira?
Brettas: Que vá o mais rápido possível.A publicidade é um mercado composto por pessoas jovens. E que vá com muita vontade de trabalhar, paixão pelo que faz,entusiasmo, brilho nos olhos e a cabeça aberta para novas tendências.
J.U:E para quem fica, qual o conselho?
Brettas: Quase o mesmo para quem quer ir pra capital. Mas quem fica tem que ter tudo o que eu falei mais muita vontade de ‘lutar’ por um trabalho legal, pois o mercado é um pouco escasso, e também paciência, afinal o mercado está mudando por aqui, mas o processo é lento.
J.U: O Globes Awards, a premiação do marketing promocional, está em exposição aqui no centro UNISAL. Qual o papel do marketing promocional hoje?
Brettas: Esse tipo de marketing vem ganhando força hoje no Brasil, nos Estados Unidos, essa forma de publicidade é muito mais difundida e aqui vai crescer muito mais.Para os estudantes de PP que forem ver a exposição, eu recomendo que não vejam apenas como espectadores, mas que tentem absorver as idéias como mais uma possibilidade de atuação no mercado.
J.U.:Apesar de ser um assunto que já foi muito discutido, qual a sua posição em relação à proibição da veiculação de mídia externa (outdoors, busdoors, etc) na cidade de São Paulo?
Brettas: Acho bom, limpou a cidade. É uma iniciativa que também está sendo tomada por outras cidades. Na minha opinião as pessoas têm que ter o direito à não-publicidade.
www.am.unisal.br
Uma ótima oportunidade para os alunos terem uma noção do mercado publicitário,e ficarem informados sobre as novas tendências.Foi o que faltou na Semana de comunicação do Promove,o Publimix.Os alunos têm uma preocupação muito grande com a dificuldade de inserção no mercado de trabalho.Por isso,palestras como essa,auxiliam bastante na orientação do universitário.
Ana Carolina